terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Alimentação equilibrada


A boa alimentação prevê alimentos variados e em quantidade adequada, para garantir que o corpo receba todos os nutrientes necessários para a realização de suas atividades em equilíbrio.
Os alimentos fornecem ao corpo basicamente os seguintes nutrientes: carboidratos (amidos e açúcares), gorduras (lipídios), proteínas, água, vitaminas, sais minerais e fibras. A maioria dos alimentos é formada por uma mistura desses nutrientes, alguns contêm mais carboidratos que outros, outras mais proteínas, alguns são ricos em vitaminas, outros contêm muita água e sais, etc. Por isso, é preciso combina-los de maneira adequada.
  • O que é dieta? – É muito comum o emprego da expressão “fazer dieta”, quando alguém está querendo perder peso. Mas a palavra dieta tem um significado mais amplo: existem também dietas para ganhar peso, dietas para atletas, deitas para convalescentes e outras. De acordo com os dicionários, dieta é o emprego correto dos alimentos úteis para a conservação da vida e da saúde. Portanto, uma dieta alimentar dever ser planejada, com alimentos adequados para a finalidade desejada.
  • Carboidratos – Os carboidratos (ou hidratos de carbono) são indispensáveis para a função cerebral. Os carboidratos são os açucares e os amidos encontrado em vegetais como as gramíneas e seus derivados (cereais, pães, arroz e massas), em frutas, além do leite e dos produtos lácteos, e em muitos outros alimentos e bebidas processados.
  • Lipídeos – Os lipídeos (ou gorduras) são uma fonte concentrada de energia alimentar. Ajudam a reestruturar os tecidos e contêm as vitaminas lipossolúveis A, D, E e K. As gorduras saturadas encontram-se na carne, nos ovos, no leite e em seus derivados, já as gorduras insaturadas estão nas frutas secas e em quase todos os óleos vegetais. Os lipídeos são essenciais na dieta, principalmente por dar aos alimentos um sabor mais agradável ao nosso paladar.
  • Proteínas – As proteínas são os “tijolos” necessários para o crescimento e a reparação de células deterioradas. São igualmente necessárias para a digestão e ajudam na produção de anticorpos que combatem infecções. As principais fontes de proteína são carne, leite e seus derivados, peixe, ovos e frutas secas.
           Nosso organismo consome energia em todas as atividades. Mesmo enquanto dormimos, utilizamos energia para manter as funções vitais: respiração, batimentos cardíacos, funções cerebrais, intestinos. A energia que mantém o corpo funcionado é obtida dos alimentos que consumimos. Além dessa energia, o organismo retira dos alimentos os materiais necessários para a fabricação de novas células e para produzir as substancias que utiliza em suas atividades.

0 comentários:

Postar um comentário